11.11.2009

e porque diz que até é feriado na Bélgica: para comemorar dois posts num dia (para tirar a barriga de misérias)

hoje vou falar de slovenia. sò porque me apetece e porque é feriado na Bélgica!!! =)

capital:
Llubjiana

Cidade mais próxima de Trieste:
Koper

palavras em esloveno que já conheço:
luka=porto
pivo=cerveja
caj=chá

particularidades de KopeR: é super pequenina, tem uma "praia" semelhante a Trieste (escada e cimento em vez de areia). Mas, contrariamente a Trieste, Koper tem a "praia" mesmo ao lado da zona industrial. e quando digo ao lado é mesmo literalmente ao lado, sendo que a única divisão é uma corda que separa os banhistas dos barcos que atracam ao porto (luka em esloveno).Mas nem tudo é mau: os preços são bem mais parecidos com os que se praticam em Portugal e têm jardins e espaços públicos bem tratados e muito mtuio coloridos (fontes com luzes que mudam de côr, candeeiros de rua com luzes que mudam de côr; relva iluminada com estátuas engraçadas e, para finalizar, têm bancos de jardim super estranhos - o encosto é super alto).
e pronto, até agora foi esta a cidade fora de Trieste que visitei.

O tempo piorou no dia depois da Barcolana, o maior festival aqui em Trieste que teve lugar no inicio de Outubro. Basicamente é uma regata a nível mundial. Mas eles aproveitam a semana toda para fazer regatas menos importantes, de outras classes, e têm concertos, stands e barraquinhas com comida típica e vestes quentinhas.
Sim, porque aqui quando se trata de vento e frio não se brinca. Já apanhei dois dias em que foi bastante difícil falar com a companheira do lado porque o vento era tão forte que não se ouvia quase anda. E, para mal dos meus pecados, aparentemente esse tipo de rajadas não são nada quando comparadas com o vento que assola Trieste no Inverno: Bora Nera!!! ai ai ai. Portanto estou seriamente a considerar hibernar por umas semanas, para assim poder evitar ser levada pelo vento (nunca se sabe!). Mas para ter a certeza estou a aproveitar o facto da mãe da minha companheira de quarto - Serra, rapariga turca que estudou num liceu italiano e esteve a morar em Espanha, o que significa que posso falar com ela em inglês, espanhol e italiano.ehhe. mas voltando à sua mãe, ela está cá por este fim-de-semana porque a Serra faz anos, e tem feito comida bem boa. pratos típicos da Turquia - alguns são muito bons - geralmente aqueles que não levam carne. E trouxe também montes de coisas - desde chá, sim mesmo chá verdadeira, a umas guloseimas que, confesso, me deixaram viciada. são mesmo boas. portanto, espero ter acumulado mais alguma coisa para depois não ser levada pelo vento!!lol

E pronto, de resto as minhas últimas semanas podem ser resumidas com: quantidade e qualidade crescente de trabalho; inicio de aulas de italiano + conhecer pessoas Erasmus; dar aulas em português a dois italianos - Monica e Luca (ela estudante de Arquitectura e ele finalista de Geologia! Fazemos um bom grupo!; e recentemente aulas com o sir John Nicholls (autor de "From Neuuron to BRain"; ja tem perto de 80 anos, foi considerado hà uns anos para Nobel e tem trabalhado com os grandes nomes da Neurociência mundial. Ouvir historias da boca deste senhor è algo maravilhoso).

O meu italiano tem vindo a melhorar, bastante até, porque já consigo dizer mais do que três ou quatro frases sem pensar muito no assunto e com algum à-vontade. Portanto, o inglês está agora em declínio. E tenho vindo a adaptar-me ao ritmo de Trieste, conhecer mais algumas ruas, conhecer e encontrar pessoas que passam a fazer parte da minha vida, perceber alguma politica (o meu companheiro aqui de casa tem-nos dado algumas luzes acerca do que se passa em Itália), provar mais alguns sabores, habituar-me ao tempo. É bom. Continuo a gostar da cidade. E agora que já a posso tratar por "tu" está na hora de começar a visitar outras cidades. Talvez para o próximo fim-de-semana và a Veneza (sim, não é só a Marta que passeia!lol), por isso não percam os próximos episódios.

E pronto, acho que hoje termino por aqui. Vou agora almoçar (escrevo isto no Sábado, dia 24 de Setembro, 14h) e provar mais um prato típico da Turquia. Nhami!!!
espero que o vosso fim-de-semana tenha corrido bem. E também espero que a minha companheira escreva algumas novidades aqui!! =)
Beijokas para todos (oppure bacini per tutti. La prossima volta scrivo tutti in italiano!!!lol)


e para terminar (mesmo) fica a promessa de algumas fotos das últimas semanas para depois - quando tiver Internet em casa (brevemente, espero).

bacini a tutti voi

3 comentários:

  1. ah, esqueci-me de comentar que este texto ja tinha sido escrito ha alguns tempos. mas hoje, porque a marta tambem meteu a mao na massa decidi mandar este. peço desculpa pela falta de acentos, mas o teclado é italiano!!
    bjufas para todos
    espero q se estejam a divertir por essas bandas

    ResponderEliminar
  2. Estive lá sim senhora a beber caipirinha e comer castanhas, isto a tradição já n é o que era. A mãe antónia bebeia aquilo como se fosse sumo depois olha já tava bamba das pernas, a avó luisa esta muito em baixo já não sei o que esperar.
    A serio? chocante mesmoa lá eram pa ai 50 ou bem mais a 0.70.

    Olha lá prima n me queres ter como inclina nas ferias da pascoa? estava a pensar ir visitar-te :D

    ResponderEliminar