11.18.2009

o laboratorio

Boas!!!

Boas noticias = ja tenho internet em casa (mas como estao a perceber nao estou a usa-la nem ao meu computador, porque senao colocaria centos nas palavras - as minhas sinceras desculpas a todos os portugueses e em especial ao Ferando Pessoa e ao Luis de Camoes que a esta hora devem estar a dar voltas na campa). agora estou apenas esperando por uma PCR, o que me da alguma liberdade para fazer um postzinho a meio da tarde.ehhhehh).

mas, mesmo muito mas noticias = numa tentativa estupida de corrigr alguns problemas que o computador que trouxe (ou seja, o da minha mae, ja que o meu ficou de quarentena em portugal - que saudades do meu velhinho asas que nao dava problema nenhum!!!) consegui apagar todas as fotos que tinha. a quase boa noticias è que estou a tentar usar um programa que me pode resolver o problema. mas ainda nao terminei de o correr, por isso ainda nao tenho boas ou muito mas noticias. de qualquer maneira fica a informaçao de que de momento nao ha fotos para ninguem, incluindo as que tirei este fim-de-semana em veneza, das quais sou apenas detentora de um terço (e nao me perguntei porque apenas de um terço - aquele computador tem maneiras estranhas de fazer as coisas.... hum...).

adiante (avanti!!!!). a dona marta, depois de conversaçoes no skype (yey!!) pediu-me para escrever um post em italiano. pode ser que tenha sorte =)

mas so para contar algumas coisas aqui do lab, ja que è a partir daqui que escrevo. Desengane-se quem pensa que portugal è super atrasado e tal. Nao è!!! Em termos de instituiçoes publicas (depois fica aqui o repto para a Marta descrever a sua super hiper mega maravilhosa fabrica - snif snif, que inveja!!!)POrtugal esta muito bem - OK, nao è o melhor local do mundo, mas certamente tem condiçoes para fazer ciencia. Italia, pela parte que me toa, nem por isso. Passo a explicar porque:

Logistica
Basicamente teno que me dirigir a 3(ou quatro) edificios diferentes todos os dias:
- edificio M (onde estou) - chamemos-lhe 1 porque o nome dos outros nao os sei - departamento de Biologia onde existem umas poucas salas de aula e o nosso laboratorio. este è dividido por dois grupos - o nosso de neurociencias e um outro mais vocacionado para doenças autoimunes tambem do forum neuropatologico. O que significa que estamos umas 10 pessoas a partilhar um lab que nao tem assim tanto espaço - eu trablaho sempre na bancada de alguem que falta e /ou num espaço que esteja vazio de momento. O nosso espaço comum tambem è partilhado e è tambem aqui que almoçamos =). tem uma vista porrreira sobre o mar porque fica mesmo no alto - è dos edificios mais elevados da universidade, so superado pelo novo edificio que esta a ser construido e para onde se mudara toda a gente aqui dos laboratorios adjacentes, incluindo o nosso.
- edificio 2 - fica ao lado do edificio 1 e contem o leitor de ELISA, o medidor de pH e, o melhor de todos, a maquina de gelo!!! O edificio parece um palacio velho - por isso chamam-lhe palazzetto!! - e a maquina do gelo esta nas "masmorras" - ou seja, num local que cheira a ratos mortos e guradado porum cadeado (!!!!) cujo codigo so as pessoas de certos laboratrios tem, incluindo o nosso. Ora bem, mas que coisa tao preciosa esta la para precisar e um cadeado e codifo especial ..... ..... ..... a maquina do gelo e cassestes de video (!!!!), uma cadeira, mesa e pouco mais. a minha opiniao è que as cassetes de video devem conter algo compremetedor... mas isso sou eu que penso. hum... algo a analisar de futuro.
-edificio 3 - local onde estaa camaera esteril. e para la chegarmos temos que sair do edificio 1 ir a chuva, vento, sol ou qualquer coisa que haja no momento ate la - o que significa que quando vamos com coisas esterilizadas para colocarmos dentro da estufa ou mesmo as celulas que temos que trazer igualmente a chuva para fazermos experinecias no edificio 1 - no comments. no entanto, tudo funciona, por isso um bem haja ao desenrasca italiano que parece ser bastante eficiente =)
-edificio 4 - estabulario - local onde temos os animais. este è muito a frente!! tem, alem dos ratos de varias estirpes, opossums, pintainhos e acho que è so (se bem que tinha ideia que tinham la mais coisas...hum... nao me lembro). pintainhos? sim, pintos, para estudos de lateralizaçao visual - aparentemente eles tem um olho focado para presas (objectos mais pequenos) e o outro para predadores (objcetos maiores) e aparentemente os rpocessos visuais sao diferentes por isso. quem os estuda? pessoal de psicologia cognitiva e afins que nao tem muito a ver com biologia pura e dura. experiencias que fazem - basicamente brincam com os bons dos pintos, colocando colunas coloridas ou com outras formas ao longo de um circulo; dentrro de uma coluno colocam o alimento e o animal, por aprendizagem, tem que faezr um mapa mental de onde se encontra o alimento tendo em conta os maracdores espaciais (neste caso cores ou formas das colunas) e basicamente è isto. aparentemente resulta - por isso ai em casa tb podem fazer =). depois, o opossum - o que è? um marsupial vindo da america do sul. para que serve? para estudar processos de regeneraçao a nivel dos sistema nervoso. porque? porque sendo um marsupial nao esta complemente desenvolvido quando nasce e entao os investigadores fazem experiencias do genero - cortar a coluna ao embriao (que esta na bolsa da mae) e ver ate quando è que ele regenera; que factores sao libertados; etc. è nesta area que o senhor john nicholls anda interessado ultimamente e este è o seu grupo.

e acho que por agora chega. depois num dia destes, e se tiver sorte, mando entao fotos. espero que tenham gostado deste pequeno comentario sobre a vida laboratorial em italia.

arriverdeci, amici. ci vediamo dopo (il prossimo post lo farò in italiano!!! va bene?)

1 comentário:

  1. tanta descrição pra um oppossum!! São os irmãos da namorada do mamute da Idade do Gelo (chamava-lhe mamuta, mas soa mal...) =P
    eh eh

    ResponderEliminar