Domingo, depois de vermos o Museu das Cartas em Turnhout rumámos a Antwerp, onde nos encontraríamos com o Nima e onde se comeriam as famosas waffles simples. Antwerp (cujo nome em belga é Anvers e Antwerpen em dutch) localiza-se no lado direito do Rio Scheldt, que por sua vez está ligado ao Mar do Norte pelo Estuário de Westerschelde. Um dos edifícios mais emblemáticos é a sua estação de comboios - Antwerpen Centraal. A estação foi construida entre 1895 e 1905, sendo uma obra de três arquitectos principais: Louis Delacenserie, Clement van Bogaert e Jan Van Asperen.
Antwerpen Centraal.
Museu dos Diamantes, mesmo ao lado da estação.
Relógio exterior da Estação.
Interior da Estação.
Relógio no interior da estação I.
Relógio no interior da estação II.
Natal na Estação com Soraia e Marta.
E já agora aqui fica o link com um evento que aconteceu na estação de Antwerp e que creio que a nossa Carolina já nos tinha mostrado há alguns meses: http://www.youtube.com/watch?v=Vq6b9bMBXpg.
Continuando a nossa visita, aqui ficam mais umas fotos da cidade:
Onze-Lieve-Vrouwekathedraal (Catedral da Nossa Senhora)
- é a maior catedral dos Países Baixos, e também o maior edifício da cidade, albergando no seu interior muitas das obras do famoso pintor barroco Rubens (nascido em Antwerp).
Pormenor exterior da Catedral da Nossa Senhora.
Tentativa falhada de fotografar o edifício - é mesmo muito alto.
Segunda tentativa, de mais longe, obviamente!
Town Hall (Torre Municipal) e Estátua de Brabo e a mão do Gigante.
Segundo a lenda, o nome da cidade envolve um gigante chamado Antigoon que vivia perto do Rio Scheldt; aparentemente o gigante atazanava aqueles que passavam o rio e se estes não lhe pagassem uma determinada quota tirava-lhes a mão e atirava-a ao rio. Eventualmente o gigante foi morto por um jovem herói - Brado, que lhe cortou a mão e atirou para o rio. Crê-se que o nome da cidade derive, então, da conjugação das palavras ducth "hand werpen" que significam "atirar mão".
Ponte sobre o Rio Scheldt I.
Ponte sobre o Rio Scheldt II.
Castelo Het Steen ("A Pedra") com Marta e Nima.
Embora Antwerp tenha sido uma cidade fortificada, o que resta desses tempos são apenas o Castelo e a organização das avenidas na cidade. O Castelo, cujo nome - Het Steen (literalmente "a pedra") - é o edifífio mais antigo da cidade, tendo sido construído entre 1200 e 1225.
Semini à entrada do Castelo Het Steen ("A Pedra")
Semini é o Deus Escadinavo da Juventude e Fertilidade. Aparentemente, quando as senhoras queriam ter filhos dirigiam-se à Estátua de Semini, tendo as crianças de Antwerp o desígnio de "filhos de Semini".
Pormenor das ruas de Antwerp.
E para finalizar uma foto das famosas waffles
- a que nós comemos era simples, portanto sem estas coisas todas. Dizem que são boas!
Sem comentários:
Enviar um comentário